quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Receita (maravilhosa) de panqueca integral americana (doce ou salgada)

Quantos parênteses uma pessoa consegue utilizar no título da postagem é nossa enquete de hoje... hahahaha 
Quem não fica morrendo de vontade de comer panqueca de filme americano? Eu quase posso sentir o cheirinho pela televisão! Pensando nisso, consegui essa receita e vou socializar com vocês e sugiro que façam no café da manhã daquele domingo ensolarado com um café passado, vai fazer o seu dia começar só alegria :D


Ingredientes:
- 1/3 de xícara de leite (intolerantes à lactose podem testar usar a mesma quantidade de água em temperatura ambiente);
- 1 ovo;
- 8 colheres de sopa de farinha de trigo integral (não fiz ainda com farinha de trigo normal nem com farinha sem glúten, mas acho que o resultado deve ser o mesmo, só acho que a farinha de arroz que não deve dar a mesma consistência, mas também não testei);
- 1 colher rasa de sal;
- 1/2 colher de sopa de fermento em pó (químico);
- 2 colheres de sopa de açúcar ou adoçante na mesma proporção (SE QUISER FAZER A PANQUECA DOCE, NA SALGADA NÃO UTILIZE NADA DE AÇÚCAR NEM DE ADOÇANTE).

Modo de fazer:
Simples assim, misture tudo com um mixer ou batedor de arame até formar uma mistura homogênea. Unte uma frigideira com margarina, cerca de meia colher de chá é suficiente. Coloque montinhos de massa na frigideira quente, dando formato com uma colher (eu não sou muito boa nessa parte). Vire a panqueca quando estiver dourada do lado de baixo. Espere dourar e sirva (quente fica mais saborosa). Essa receita dá pra duas panquecas em tamanho e espessura média. 

Você pode usar o que quiser como cobertura. Se resolver fazer a versão salgada, uma ótima ideia é usar um queijo cottage com peito de peru ou requeijão com frango desfiado. No caso da doce, eu sou bem mais criativa e já experimentei mais sabores. Fica delicioso com morango, banana, mel e canela ou com nutella ou chocolate amargo e morango. Enfim, use e abuse da criatividade :D

PS. A receita não é minha, é do blog panelaterapia, sendo que eu só adaptei pra minhas necessidades (como usar o adoçante de forno e fogão). Aliás, fica a dica de blog, o panelaterapia é um blog de culinária cheio de dicas maravilhosas e foi um dos sites que eu busquei informações para começar a fazer experiências culinárias e parar de cozinhar sempre os 4 pratos que sabia fazer.
Aliás, eu poderia muito dizer que a receita é minha e tudo mais, provavelmente ninguém saberia, mas isso é feio, é antiético e se você costuma publicar coisas sem atribuir a fonte, não faça mais isso!



Nenhum comentário:

Postar um comentário