quarta-feira, 2 de julho de 2014

Receita: Pão de Mel Integral com cobertura de chocolate meio amargo


Hoje é dia de receita, bebê!
Que tal fazer um pão de mel integral, sem lactose, com cobertura de chocolate meio amargo pra matar a vontade de doce sem sair da dieta?
De verdade, esse pão de mel eu nem acreditei que era light, porque o gosto fica maravilhoso! Eu comi dois pedaços meio com medo até, com aquela impressão de estar jacando hahahaha
Comecei minha reeducação alimentar faz quase duas semanas e descobri que é possível comer muito bem, alimentos saborosos, sem perder a qualidade nutritiva. Só ontem consegui fazer três receitas inéditas que foram super aprovadas aqui em casa. Até para a abobrinha eu consegui dar um destino agradável. Isso é maravilhoso! E todas as receitas eu tenho conseguido na internet e adaptado as quantidades e ingredientes ao que tenho em casa. Então acho que nada mais justo do que compartilhar com vocês as receitas que tenho conseguido.
Créditos: Importante falar que a receita original é da Michelle Franzoni (Blog da Mimis). 
Vamos à receita!

Ingredientes (massa):
- 1 + 1/4 de xícara de farinha integral;
- 1/2 xícara de mel;
- 1 + 1/2 colher de sopa de cacau em pó (cacau ein, nada de chocolate ou achocolatado);
- 1 xícara de água (em temperatura ambiente, ok?);
- 1 colher de chá de canela em pó;
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha;
- 1/2 colher de chá de bicarbonato;
- 1/2 colher de chá de fermento em pó.

Modo de fazer (massa):
Misturar todos os ingredientes usando um batedor de arame mesmo, até que fique uma massa uniforme. Não esqueça de mexer suavemente em função do fermento. Colocar em uma forma untada (usei a de pudim que tem um tamanho médio). Levar ao forno pré-aquecido a 200ºC. No meu forno (que é lento), demorou mais ou menos uns 40 minutos. Faça o teste do palitinho, coloque um palito no meio do bolo e se sair praticamente limpo é porque está no ponto. A massa fica fofa, não muito seca.

Cobertura:
Você só vai precisar derreter no micro ou em banho maria, aproximadamente 100g de chocolate 60% ou 70% (eu usei o 60%, use de acordo com sua preferência, mas quanto mais amargo, mais saudável. Se você quer um pão de mel free lac, use chocolate sem lactose). Despeje em cima do pão desenformado (espere esfriar para desenformar o pão). Leve ao congelador por 15 a 20 minutos para endurecer o chocolate. E está pronto!

A info no site da Mimis é de que este pão de mel tem cerca de 106 calorias por porção. Nunca sei qual seria o tamanho da porção. Mas mesmo assim, é integral, bem light, mas não recomendo exagerar comendo, né? Afinal, nada em excesso faz bem, só amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário