terça-feira, 5 de agosto de 2014

Malévola, o filme!

Em tempo, uma resenha de filme, que assisti pela segunda vez na semana passada no cinema com minha amada irmã (saudadeeee, Vitória).



Ficha técnica: 
Malévola foi dirigido por Robert Stromberg (o cara participou como supervisor de efeitos especiais em filmes como As Aventuras de Pi e Ilha do Medo, como conceptor artístico de Jogos Vorazes, cenografista em Alice no País das Maravilhas, entre outros, mas é meio novo nessa história de direção de filmes). No elenco principal, o filme conta com a diva Angelina Jolie no papel de Malévola, Elle Fanning (irmã baby da adulta desde sempre Dakota Fanning) como Princesa Aurora e Sharlto Copley no papel do Rei Stefan. O filme tem 97 minutos e a classificação é de 10 anos.

Sinopse: 
Atenção: Alerta de Spoilers! 
O filme conta a história da Bela Adormecida pela perspectiva da Malévola, a fada má que joga o famoso feitiço na princesa. 
A história começa quando Malévola era uma fada criança, com um chifre macabrinho e asas enormes negras. Mas ela era uma criança feliz, que vivia no reino dos Moors, habitado por criaturas mágicas como fadas, trolls, duendes e outros seres sobrenaturais. O reino dos Moors era encantado, todo mundo vivia em harmonia, não existia sequer um governante, aquela coisa linda.
Um belo dia, um menino chamado Stefan é visto roubando uma pedra preciosa de um rio no reino dos Moors. A Malévola vai até lá pra ver o que estava acontecendo e nessa eles acabam ficando amigos.


Passa o tempo, os dois amiguinhos correndo pela floresta, brincando de pega pega, mil maravilhas, e eles viram adolescentes e se beijam, o que Stefan diz pra Malévola que seria o beijo do amor verdadeiro.
Só que Stefan sempre mostrou ser super ambicioso, querendo ser alguém importante no reino dos humanos que faz divisa com Moors. E essa ambição faz com que ele e Malévola se afastem por longos anos.


Aí Malévola aparece já adulta como a protetora do reino dos Moors, que vem sendo atacado pelo reino dos humanos. Em uma cena de batalha, Malévola expulsa os humanos da entrada do reino de Moors juntamente com uma galera mágica e o rei dos humanos fica muito ferido e com ódio de Malévola.
No leito de morte já, o rei promete pra alguns dos nobres puxa sacos dele que vai dar a mão da sua filha em casamento, e consequentemente o reino, para quem matar Malévola.
Stefan trabalhava como servo do rei e ouve a promessa. Como esse era o maior sonho dele, ser rei, ele corre pro reino Moors e chama Malévola com uma historinha de que querem matar ela, que ele foi lá pra avisar que ela corre perigo. A pobre fada acredita, ele pede perdão por ter se afastado e eles voltam às boas e tem um momento love, porque ela ainda era apaixonada por ele.
Só que Stefan estava sacaneando a coitada e deu um boa noite cinderela pra ela dormir. Enquanto Malévola dormia, depois de demonstrar alguma consciência e não conseguir matá-la, Stefan resolveu cortar as asas da fada e levar para o rei como prova de que matou sua inimiga.


Malévola acorda, super de ressaca e vê que roubaram suas asas. Ela se isola de todo mundo e fica deprimida um tempo. A fada encontra um corvo que estava sendo aprisionado por humanos e o liberta, transformando o bicho, que se chama Diaval, em humano. Diaval passa a ser o companheiro da Malévola, se transformando em corvo pra bisbilhotar e contar as fofocas do reino.
Numa das idas de Diaval ao reino ele descobre que Stefan virou rei, conta pra Malévola, que fica possuída de raiva ao perceber que Stefan roubou suas asas para virar rei.


Nesse momento acontece a transformação de Malévola para rainha má do reino dos Moors. Ela fica totalmente má e tudo vira uma floresta negra e cheia de espinhos.
Um tempo depois, nasce a filha do rei Stefan, a princesa Aurora, e Malévola descobre pelo Diaval que ela ser batizada em uma grande festa.
Não deu outra, no meio da festa aparece a Malévola envolta em uma fumaça verde e lança a famosa maldição sobre a menininha, com direito ao rei implorando de joelhos pela vida da filhota. Pra quem esteve na lua todos esses anos e não conhece a maldição é a seguinte: Aurora no dia do seu décimo sexto aniversário espetaria o dedo em uma roca de fiar e dormiria um sono profundo que só poderia ser despertado pelo beijo do verdadeiro amor. 


O detalhe é que Malévola, desiludida da vida, não acreditava em verdadeiro amor, ou seja, ela queria mesmo que a menina morresse dormindo.
O rei Stefan pirou o cabeção e entregou a menina para três fadas muito doidas criarem a menina no meio do mato, sem saber que era princesa, e só trazerem ela de volta com 16 anos e 1 dia. Mandou também queimar todas as tais rocas de fiar, que só existem em contos de fada mesmo, e resolveu fazer um exército contra Malévola.


Como as fadas eram muito, muito burras, a Malévola resolveu acompanhar o crescimento da criança pra que ela chegasse à idade adulta viva, já que nem comida as fadas sabiam como dar ao bebê.
Só que nessa, e agora tem spoiler valendo, aconselho que pare se quer manter a surpresa, a Malévola acaba gostando da menina cada dia mais. Aurora vira adolescente e conhece a fada e fica super encantada com ela. Malévola leva Aurora para conhecer Moors e ela quer morar lá e tudo mais. E Malévola fica super arrependida de ter lançado o feitiço, tenta revogar a maldição, mas não consegue, porque ela disse ao lançar a maldição que nada no mundo poderia revogar aquela sentença.


Aí a coisa começa a ficar tensa, Malévola triste de um lado, Aurora nem sabia ainda de nada. Até que as fadas idiotas acabam deixando escapar toda a história para Aurora um dia antes do aniversário dela de 16 anos. A menina fica super chateada com Malévola, chama ela de mal que existe no mundo, corre enlouquecida para o reino dos humanos e vai ver o pai doido, que manda trancar ela no quarto.
Só que a maldição começa a falar com Aurora que fica meio alto de sonambulismo e vai encontrar, não se sabe como, uma roca de fiar, espeta o dedo e cai dura no chão.


Malévola tem a brilhante ideia de levar um garotinho que Aurora tinha conhecido uns dias atrás pra ver se rolava o beijinho milagroso. Só que né, ela conhecia o garoto há um dia e aí a Disney resolveu reconhecer que não existe beijo do amor à primeira vista verdadeiro. Okay, e agora? Como despertar a princesa?


Spoiler máximo agora, pare aqui se não quer saber o final do filme!
Malévola ficou desesperada, chorando, triste, inconsolável, pediu desculpa à menina dormindo pela maldição e deu um beijinho na testa dela e a menina abriu os olhos. Gente, o amor verdadeiro estava ali, ele existia e não era um amor romântico, era um amor quase que de mãe e filha.
A menina despertou e elas resolveram sair correndo fugidas do castelo, porque o rei ia atacar todo mundo. E foi o que aconteceu. O rei acorrentou Malévola, foi um caos, até que a Aurora achou as asas que tinham sido cortadas, que o rei guardava de souvenir, e entregou para a fada que voou, acabou com todo mundo e foram felizes para sempre. Aurora foi morar em Moors, unificou os reinos, acabaram os espinhos e tudo foi lindo.

Acabou o spoiler!

O que eu achei? O filme é bom, bem produzido, conta o outro lado de uma história água com açúcar sem ser tãão água com açúcar, mas é filme pré-adolescente, adolescente. Traz algumas lições de moral interessantes, a história é bem contata, desenvolvida de forma legal, vale a pena assistir. No cinema então, é bem legal. Além disso, a atuação da Angelina é sem comentários de impecável como sempre. Ô mulher bonita essa! E a mini Dakota é uma gracinha também, faz super bem o papel de princesinha inocente Disney. 

Lana Del Rey canta a música do clássico da Disney (Once Upon a Dream) na trilha de Malévola. Achei meio macabrinha e não podia esperar outra coisa da junção da Lana com a Disney hahaha

Extra! Aconselho a quem gostar a história que leia o conto original dos irmãos Grimm, de 1812, porque é bem diferente do estilo Disney de ser.




2 comentários: