terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Trip Tips: Buenos Aires

Olá, universo!
Depois de alguns mil anos sem aparecer, resolvi dar as caras no blog.
Falta de tempo, sabe como é, né? Quem nunca?
A dica de hoje é de viagem. Se você ainda não tem destino para o próximo feriado ou pra passar férias de inverno, essa é uma ótima dica!

O famoso Obelisco de Buenos Aires
Eu estive em Buenos Aires com meu marido no final do ano passado e começo desse ano, passamos o Reveillon de 2015 na capital da Argentina e foi incrível.
Pra começar, o planejamento da viagem é bem tranquilo.
É possível chegar até a Argentina de avião, pelos principais aeroportos do Brasil.
Como passamos o Natal no Rio Grande do Sul e queríamos aventura, fomos de ônibus. 
A ida foi por Uruguaiana, que é fronteira com a Argentina. A empresa foi a Pluma e a passagem custou pouco mais de R$80. Esse ônibus vai do Rio de Janeiro até Buenos Aires. Confesso que foi meio conturbada a nossa ida, porque, apesar de o ônibus ser okay, a demora na alfândega foi gigante. Então, a viagem acabou ficando bastante demorada por causa dos trâmites legais.
Vista bem mais ou menos da ida
A volta nós fizemos pelo Uruguai, vindo de Buenos Aires até Rivera. O ônibus era excelente, tinha até serviço de bordo. A viagem foi a noite, chegamos de manhã na fronteira com o Brasil, super tranquilo. Uma paisagem realmente incrível, a viagem de ônibus vale muito a pena pela reflexão, pela paisagem, eu curti. Não lembro o valor que pagamos porque foi em peso uruguaio e já me confundi toda com as moedas que usamos na viagem.
Ainda existe, para quem é mais aventureiro, a possibilidade de ir até Colônia do Sacramento, no Uruguai, que é pertinho de Montevideo e pegar o barco que atravessa o Rio de la Plata até Buenos Aires. É mais caro, mas dizem que o passeio vale a pena.
O hotel que nós ficamos foi o America Plaza Hotel, ele fica na Rua Bartolomé Mitre, bem próximo à praça do Congreso e da estação de metrô que fica nela, além de ser super bem localizado. Além de ter uma diária bem em conta, que também não lembro o valor que pagamos. O ponto negativo era o café da manhã mais ou menos e que o hotel é um prédio bem antigo, os móveis são meio velhos e o ar condicionado demorava uns 5 minutos pra pegar no tranco.
Jardim Botânico
Existem muitos hotéis em conta em Buenos Aires, é só dar uma busca no Decolar.com que você encontra todo tipo de hotel por todo tipo de preço. Acho que mais importante de tudo em Buenos Aires é a localização do hotel. O que ficamos era próximo de um mercado Carrefour express, tinha farmácia perto, restaurantes, bares, metrô, avenidas movimentadas pra pegar táxi, ônibus, enfim, acho que isso é o mais importante.
Ficamos lá por cerca de 6 ou 7 dias. Digo pra você que não precisa ficar tanto, em um final de semana ou 3, 4 dias você meio que esgota as principais atividades de Buenos Aires.
Navio museu (ou museu navio)
Antes de falar dos passeios, uma dica muito importante: leve dinheiro já convertido para pesos argentinos ou dólar. A maioria dos lugares lá aceita dólar e alguns até aceitam reais. Pergunte sempre antes de consumir qual a moeda aceita. E leve dinheiro, porque nós tivemos um problema sério lá (e muito brasileiros também), porque os caixas eletrônicos mudaram o sistema na virada do ano e não aceitavam mais cartões com chip (como a maioria dos brasileiros) e o sistema deles não consegue ler a tarja dos nossos cartões sem chip. Então foi um sufoco pra conseguir dinheiro por lá, já que nem no Banco mesmo que somos correntistas podemos sacar no caixa normal, porque eles não deixam. Então, leve grana. Cuidado ao usar o cartão de crédito e débito, pois em alguns lugares não aceitam e a conta vem alta depois por causa dos impostos e taxas por usar no exterior. E não esqueça de habilitar o cartão de débito pra usar no exterior antes de sair do Brasil, okay?
Agora vamos falar de coisa boa! Comida e passeios!
Zoo
O nosso deslocamento em Buenos Aires foi basicamente a pé e de metrô. A passagem de metrô custa 5 pesos, o que é um pouco mais de R$1. E tem metrô para quase todos os lugares centrais turísticos. Então vale a pena. Andar em Buenos Aires é uma delícia porque as ruas são quadradinhas, totalmente certinhas, é bem planejado.
Nosso primeiro passeio foi no combo Jardim Botânico, Zoológico e Jardim Japonês, que fica próximo a Avenida Santa Fé.
O Jardim Botânico não tem nada demais não. Aliás, as estufas estavam todas fechadas praticamente e não vi muitas flores por lá. Ou seja, totalmente sem graça.
Agora, o Zoológico foi bastante divertido. Eu nunca tinha ido em um Zoo tão organizado, muito legalzinho. Claro que fiquei com pena dos animais, sempre tenho. Ver aqueles bichos lindos trancados em um espacinho dá uma tristeza. Mas lá alguns bichos ficam soltos, outros você pode tocar, é legal. 
Jardim Japonês
Depois fomos ao Jardim Japonês. Gente, que lugar delicioso. Eu adorei, um lugar calmo, lindo, parece de brinquedo, vale muito a pena conhecer. Uma coisa legal de Buenos Aires é que tem muitos parques, muito verde, muito lugar pra caminhar.
O Reveillon nós passamos em Puerto Madero. Ê lugarzinho lindo demais! É uma orla cheia de bares, restaurantes, hotéis e muita gente (a maioria brasileiros) vai pra lá na virada do ano jantar ou ficar na rua mesmo comemorando, tem até balada ao ar livre e show de fogos. Ah, eu tinha lido que era muito difícil pegar táxi na volta de Puerto Madero, que ninguém trabalhava no Reveillon, mas demorei 3 minutos pra pegar um táxi, então não é bem assim.
Nós também fizemos o tour pela Plaza de Mayo, que é onde fica a Casa Rosada, que infelizmente estava fechada para reforma. Nesse dia fomos na Plaza del Congreso e visitamos os arredores da Plaza de Mayo, olhando aquela arquitetura linda dos prédios do centro de Buenos Aires.
Casa Rosada
Outro passeio que fizemos foi na Avenida Córdoba, onde fomos na Livraria Ateneo, que é um lugar belíssimo! Inclusive tem edições fofas de livros, como a do livro Alice no País das Maravilhas com desenhos baseados na própria Alice que inspirou o livro. Também passamos na Galeria Bond Street que é a galeria do rock (mini né) de Buenos Aires. Tem muita coisa legal por lá, de rock, de tattoo, pra quem curte. Na Avenida Córdoba tem muitas lojas legais, é bem bonito, mas os preços de lá não são muito atraentes e a moda deles é diferente da nossa. Nesse dia também passamos no Teatro Cólon, mas só pra dar uma olhada, porque a visitação achei muito cara e não tinha nenhum espetáculo em cartaz.
Livraria Ateneo
Outro passeio que fizemos foi no bairro Once, que é tipo o Brás, Bom Retiro deles. É legal, tem várias roupas e acessórios baratos, mas cuidado com bolsa, dinheiro, porque é meio pesado. E eles são bem mau humorados, fui xingada por não dobrar de volta uma camiseta que eu peguei pra ver.
Nós também fomos na Calle Florida, que é um lugar muito legal, cheio de lojas de todos os tipos e pessoas gritando "cambio, cambio, cambio". Jamais aceite cambio de rua, porque é proibido, você pode se dar mal, e porque passam dinheiro falso. No táxi também passam dinheiro falso, então entre no táxi com dinheiro bem trocado já. Na Calle Florida tem um lugar muito top que é a Galeria Pacífico. É a cara da riqueza. Bom, tinha uma árvore de natal de cristais swarovski. Tudo lá é caro. Vale a pena ir nas galerias e teatro nos andares de cima da Galeria.
Puente de Las Mujeres em Puerto Madero
No último dia, voltamos em Puerto Madero e ficamos curtindo sentados em baixo de uma árvore a brisa, muito tranquilo. Também fizemos o passeio no museu navio que fica ancorado no porto, próximo da ponte.
Também passeamos pela feira de San Telmo, que acontece aos domingos. Que lugar incrível, é imperdível esse passeio. A feirinha tem de tudo mesmo. 
E o outro passeio antes de retornar para casa foi no Café Tortoni, que é o café mais antigo de lá e, cara, sério, é incrível. O lugar é lindo, o atendimento é top demais e a comida, meu amigo, a comida, é fora do sério. 
Feira de San Telmo
Aliás, prepare-se para comer bem e barato em Buenos Aires. Ir pra lá de dieta não vale a pena. A comida lá é beeem barata. Nós comemos em restaurantes phynos, que no Brasil teríamos que deixar um rim pra pagar a conta, pelo preço de comer no Habib's aqui no Brasil. 
Não vou lembrar o nome dos lugares que fomos, porque esqueci de anotar. Mas vou reforçar a dica do Tortoni, não deixem de ir lá. Tem também o restaurante Las Cañas, que fica no Paseo La Plaza (que é um lugarzinho bom de ir também, tem o Museo dos Beatles, tem vários teatros de comédia, que não fomos por medo de não entender as piadas, bares e lojas). O Las Cañas serve massas ótimas. Cuidado porque os pratos são tamanho G, dependendo do tamanho da fome dá pra dividir tranquilamente. 
Sobremesa no Café Tortoni
Não deixe de experimentar as empanadas do "La Americana". São demais! A de carne temperada é incrível. A pizza deles também é bem gostosinha, bem diferente do estilo de pizza que estamos acostumados aqui no Brasil. Fomos em vários lugares que não anotei o nome, então vou ficar devendo essa.
Espero que aproveitem as dicas e um ótimo passeio pra quem decidir se aventurar na capital argentina! Beijos!
Árvore da ryqueza


Nenhum comentário:

Postar um comentário